São Sebastião -

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Os valores morais da vida moderna: o bem, o mal, o justo, o injusto, o lícito e o proibido

Já dizia os filósofos ''Nós inventamos a felicidade'', será essa uma verdade?
Cada indivíduo representa toda a linha da evolução (não somente, segundo o entende a moral, algo que começa com o nascimento); se representa a evolução ascendente da linha homem, seu valor é, efetivamente, extraordinário; e o cuidado que inspira a conservação e a proteção de seu crescimento pode ser extremo. (A inquietação da promessa do futuro que está nele, dá ao indivíduo bem-nascido um extraordinário direito ao egoísmo.) Se representa, na evolução, a linha descendente, a decomposição, a enfermidade crônica, devemos atribuir-lhe pouco valor: e a mais simples eqüidade determina que ele arrebate aos homens bem-nascidos o menos possível de espaço, de força e de sol.

"Um homem virtuoso é um homem de espécie inferior, pela simples razão de que não é uma «pessoa», mas o seu valor consiste em ser conforme a um esquema de homem, fixado antecipadamente. Não tem valor á parte, pode comparar-se a outros, tem semelhantes, não quer ser único...
(...) E se tivésseis mais rigor e coragem no ventre, não vos baixaríeis até essa virtuosa nulidade. (...) Somos uma variedade forçosamente mesquinha da humanidade se não formos senão virtuosos; (...)
Enquanto o vosso mínimo poder não conhece nada mais a propósito da virtude. Mas tendes o número para nós; e na medida em que exerceis uma tirania, nós vos faremos guerra..."
F.Nietzsche, in La Volonté de Puissance, Gallimard, 7, II.
Diante dos fatos que contradiz a sociedade moderna, os valores morais estão além da ganância e do sucesso, da gula pelo dinheiro ou possessivo pelo conceito de ser superior.
Em sumo, a moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
Moral significa portanto um valor relativo ou absoluto da conduta humana dentro de um espaço de tempo.
Contudo a que se diz respeito juntamente ao assunto, dou-lhe a vocês uma oportunidade para ler e refletir sobre a vida em si: "Não basta ter-se talento: é preciso ter-se o vosso assentimento para o possuir, - não é verdade meus amigos?"
Nietzsche, in PARA ALÉM DE BEM E MAL, 151